PROJETOS ELÉTRICO

O projeto elétrico é fundamental para qualquer edificação, sendo necessário elaborá-lo tanto em obras novas ou em reformas. Esse trabalho evita muitos problemas futuros e, acidentes que podem ser fatais. Realizar esse tipo de serviço, além de garantir a segurança da edificação, irá garantir os melhores componentes da instalação elétrica e será projetada de acordo com as normas vigentes, garantindo assim a regulamentação correta da construção ou reforma.

Sendo assim, o que é um projeto elétrico?

O projeto elétrico é um conjunto de técnicas, cálculos, ferramentas e informações necessárias para realizar a instalação elétrica. Essas informações estão organizadas em diagramas, pranchas, desenhos técnicos e memorial descritivo.  Todos os documentos gerados durante a elaboração do projeto elétrico são de extrema importância a empresa ou empreiteira que irá realizar o serviço, assim como é de suma importância que o cliente possua esses documentos.

Como elaborar um bom projeto?

Para elaborar um bom projeto elétrico, o primeiro passo é contratar um engenheiro eletricista registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Além disso, verificar e analisar os projetos executados por este profissional. O segundo passo é conversar atentamente com o profissional e deixar bem claro quais serão as suas necessidades, dessa forma o projetista conseguirá elaborar e calcular adequadamente os elementos que farão parte do projeto.

O terceiro passo é a elaboração e cálculos do projeto. O qual o engenheiro irá inserir todos os pontos de energia elétrica na planta baixa, vai definir os materiais que serão utilizados, projetará os sistemas de segurança e proteção (Disjuntores, Interruptores Diferenciais e Dispositivos de proteção contra Surtos). Além disso, dimensionará corretamente os cabos, eletrodutos, quadro de distribuição, entrada de energia, lâmpadas, tomadas e interruptores.

Nesse passo é importante salientar o projeto do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), ou comumente conhecido como para-raios. Esse conjunto de técnicas e materiais irá assegurar que caso ocorra um raio na sua casa, ou região próxima, os equipamentos elétricos dentro da residência e as pessoas que estiverem dentro da área de proteção do sistema serão protegidos.

O projeto do sistema de SPDA começa com a análise criteriosa do projetista em cima da planta baixa e do local de instalação, a partir dessa análise é realizado o gerenciamento de risco da edificação e em seguida o sistema é projetado.  O sistema é composto por 3 itens importantes: subsistema de captação, subsistema de descida e malha de aterramento.

O quarto passo é a conferência do projeto. Esse passo é fundamental para evitar possíveis erros durante a execução do projeto elétrico. Recomendamos verificar atentamente os seguintes pontos:

- Planta baixa (Verificar estruturas existentes: medidas, paredes, portas e janelas, inclinações do terreno, coordenações geográficas);

- Pontos elétricos (Tomadas, interruptores, tomadas de uso específico);

- Entrada de Energia;

- Quadro de distribuição de energia;

- Materiais a serem utilizados;

O quinto passo será a aprovação com o cliente, verificar se está atendendo todas as exigências do cliente e todas as questões de segurança. Em seguida, emitir as anotações de responsabilidade técnica (ART) e submeter a aprovação junto aos órgãos interessados.

Projeto Elétrico em Curitiba

Projeto Elétrico

Energia Solar Fotovoltaica

Para complementar o projeto das instalações elétricas, a Azdec Engenharia trabalha com projetos de geração de energia solar fotovoltaica. A energia solar é uma energia limpa, renovável e totalmente sustentável, visto que usa os raios solares como fonte de energia.

Os projetos de energia solar fotovoltaica visam diminuir as faturas de energia elétrica, sustentabilidade, baixa manutenção e durabilidade estimada de 25 anos. Além disso, com a geração de energia solar fotovoltaica, você obtém créditos com a sua concessionária de energia e pode trocar por produtos ou descontos na sua fatura de energia, que já estará reduzida.

A energia solar é constante, ou seja, fornece irradiação solar todos os dias durante o ano, dessa forma a geração de energia solar fotovoltaica será durante todo o ano, incluindo dias nublados e chuvosos.

O sistema é composto por painéis, chamados módulos fotovoltaicos, inversores de frequência, StringBox (Dispositivo com equipamentos de segurança e manobra), suportes e baterias (quando não conectado à rede de energia local). Além disso, o sistema pode ser instalado de duas formas, sendo elas: conectado à rede local (on-grid ou grid-tie) ou Sistema isolado (Off-grid), ambos tem as suas particularidades.

O sistema conectado à rede local, como o próprio nome diz, é conectado a rede de energia da concessionária local, gerando energia elétrica para a residência e também podendo vendê-la a concessionária. Já o sistema isolado, utiliza baterias para armazenar a energia gerada, alimentando alguns circuitos elétricos, ou todos, da residência. O sistema isolado geralmente é recomendado para instalações rurais, onde há uma grande instabilidade na recepção da energia elétrica ou para pequenos circuitos elétricos em casas na região urbana.

A instalação é rápida e objetiva, os módulos ficam, geralmente, instalados no telhado do cliente e os demais equipamentos ficam instalados em locais específicos, como as baterias que devem ficar em local seco, arejado, coberto e isolado para evitar acidentes.

Sendo assim, nós da Azdec Engenharia, nos preocupamos com a segurança e todas as normas que permeiam a elaboração do projeto elétrico.

Entre em contato e agende uma conversa!

AZDEC foi fundada com o objetivo de prestação de serviços e na área de Engenharia Elétrica, visando atender aos clientes em diversas áreas como Projetos Elétricos em Curitiba, Laudo SPDA, Manutenção Cabine de Alta Tensão, Energia Solar em Curitiba, Projetos Estruturais em Curitiba, Projeto de Cabeamento Estruturado, Estudo de Proteção, Projetos Elétricos em Curitiba, Com sede da empresa em Curitiba, também atuamos em outras regiões do estado e do Brasil, Especializada em Engenharia Elétrica.